Rineplast, Rio Negrinho (SC)

Visão – Apontamento Automático de Produção

“Toda vez que você se hospedar em um hotel no Brasil, pode ter certeza que a Rineplast também estará lá”, anuncia o diretor industrial Engº Mario Sergio Bacic, comemorando sua liderança no mercado brasileiro de produção dos pequenos frascos para shampoo que abastecem o setor hoteleiro. Em um momento de incertezas para a economia nacional, Bacic não economiza duas coisas: simpatia e inovação.

Dotado de um carisma ímpar, ele protagonizou um episódio marcante para a equipe da Comm5 Tecnologia. Ao visitar um estande em uma feira, ele pediu que fosse corrigida a informação de que o produto Visão contribui para o aumento da produção de 15% a 35%. Então, Gisela Barg, do departamento de vendas da Comm5, tentou remediar a situação garantindo que se o índice de 15% não havia sido alcançado, com a rápida adaptação que o Visão tem, logo logo estariam dentro da faixa 15% a 35%”. Mas, Bacic queria outra correção. “Não é só até 35%. É muito mais! Pode escrever 37%.”, justificou ele – para alívio geral da equipe da Comm5.

Mario Bacic, Marcos Machado e Sergio Bacic: promovendo melhorias

Mario Bacic, Marcos Machado e Sergio Bacic: promovendo melhorias

Sorridente, Bacic afirma que o mercado onde atua não foi afetado por nenhuma crise. Muito pelo contrário, com expansão do setor hoteleiro, aumentou seu faturamento com frascos e também viu crescer as vendas de outro produto de destaque da Rineplast, os flaconetes para ativador hepático (ou, se preferir, aquele famoso produto que cura ressaca). Em tempo de bonança, Bacic promove uma série de inovações e melhorias em sua indústria com o apoio fiel de seu gerente industrial Engº Sergio Luiz Bacic e do coordenador da produção Marcos Machado. E é aí que o Visão entra.

“Antes de investir no que não se conhece, é preciso avaliar o custo e o benefício”, ensina Bacic. “Foi por isso que decidimos instalar apenas dez coletores em nossas máquinas de sopro”, contabiliza o diretor. Para Machado, que coordena a produção, na linha de sopro havia mais deficiência. Se o Visão funcionasse lá, estaria aprovado. “Apesar de um pouco de resistência dos operadores no início, tivemos uma ótima resposta ao treinamento que fizemos, que foi individual”, comenta o coordenador. “Antes não tínhamos dados exatos. E havia possibilidade de serem manipulados. Agora temos informação fácil, confiável e disponível em tempo real”, avalia ele.

Uma particularidade da Rineplast foi ter instalado o Visão nos computadores do departamento comercial. Para Osmir Vieira, diretor da Comm5, isso é um indicativo de que o Visão tem se aprimorado. “Cada vez mais o Visão mostra seu potencial para ser um sistema de gestão mais abrangente. Na Rineplast, por exemplo, o Visão é utilizado também pelo departamento comercial”, pontua Vieira. Sergio, da gerência da Rineplast, lembra que, se a produção parasse, por qualquer que fosse o motivo, o departamento comercial se queixava de não ter sido avisado para que fossem readequados os prazos da logística. “Hoje o departamento comercial consulta quando necessário o andamento da produção. Para todos nós, tomar decisões ficou mais rápido”, informa Sergio.

Engenheiro Sergio Luiz Bacic e Marcos Machado na sala de supervisão: monitoramento completo em apenas uma tela

Engenheiro Sergio Luiz Bacic e Marcos Machado na sala de supervisão: monitoramento completo em apenas uma tela

E a “ampla visão do Visão” se expande. Sergio Luiz, durante a entrevista, exibe uma planilha com o histórico de eficiência da produção nos últimos meses. É impressionante! No mês de julho de 2014, primeiro mês em que o Visão operou plenamente, a meta estabelecida de eficiência da produção foi de 70%. Perceberam então que poderiam, já em agosto, estabelecer nova meta de 80%, índice que foi alcançado e que será mantido até o final deste ano. Este crescimento da eficiência, auxiliou na decisão de liberar alguns operadores para férias, com o objetivo de agilizar as mudanças em curso na Rineplast, que incluem desde a construção de novos galpões à mudança no layout do chão de fábrica.

Machado também destaca que o monitoramento pelo Visão reduziu todos os prazos de entrega. “Antes levávamos, em média, 30 a 45 dias para finalizar um pedido. Agora é praticamente imediato! Depende mesmo é do volume do pedido”, enfatiza ele, ainda lembrando que se há troca de funcionário ou de turno, o operador que inicia sua jornada dá continuidade e a produção não para porque a Rineplast produz nos três turnos.

Rápida adaptação: operadora registra OP em coletor de dados integrado à máquina

Rápida adaptação: operadora registra OP em coletor de dados integrado à máquina

Bacic pontua que até as reuniões semanais que lidera com todos os departamentos se tornaram mais produtivas. “O Visão é parte importante de uma série de mudanças na Rineplast. Não é o único responsável pelo aumento da produtividade. Tomamos muitas medidas para melhorar. Se uma indústria tem um sistema de informações onde dados podem ser mascarados, a tomada de decisão também é mascarada. Perde-se tempo e só se vai saber disso um dia depois”, conclui o diretor. “Depois dos resultados alcançados na linha de sopro, vamos ter que instalar o Visão nas linhas de injeção e de injection blow”, planeja Bacic.