Rineplast, Rio Negrinho (SC)

Visão – Apontamento Automático de Produção

(mais…)

Baumgarten, Blumenau (SC)

Visão – Apontamento Automático de Produção

(mais…)

Scania, São Bernardo do Campo/SP

Módulos de acionamento

(mais…)

Moni Software, Bauru/SP

Conversor de rede 2S-TCP

Quando a Comm5 Tecnologia cria suas soluções para automação e conectividade, faz uma previsão para uso e aplicações, mas tem-se percebido ao longo dos anos que as aplicações muitas vezes são mais amplas do que previamente considerado. E isso tem tudo a ver com um contato recebido pela equipe de vendas da Comm5 em 2010. Era a equipe da Moni Software buscando uma solução para converter sinal serial em TCP/IP. (mais…)

Case de sucesso Comm5 e Cia. Hering

Microterminal inteligente TH-1100

(mais…)

Seventh, Florianópolis/SC

Seventh homologa os módulos de acionamento Comm5

(mais…)

Digifort, São Caetano do Sul/SP

Módulos de Acionamento

(mais…)

Giplás, Blumenau/SC

Visão – Apontamento Automático de Produção

Imagine um expressivo aumento de sua produtividade apenas com a melhoria do seu processo de produção, tornando-se mais eficiente e lucrativo. Agora, pare de imaginar e conheça a realidade da Giplás, uma indústria de Blumenau que implementou a solução Visão da Comm5 Tecnologia.

Atuante desde 1995, a Giplás é uma indústria de utilidades domésticas em plástico. Como estratégia competitiva, a Giplás está sempre à busca de melhorias nos processos produtivos. E é do maquinário do chão de fábrica que vem a grande novidade.

Rubens Giese e Guilherme Giese, responsáveis pela aprovação dos projetos “hightech” na Giplás, onde apontamento na prancheta já é coisa do passado.

Rubens Giese e Guilherme Giese, responsáveis pela aprovação dos projetos “hightech” na Giplás, onde apontamento na prancheta já é coisa do passado.

Após fase de teste, há quatro meses a Giplás está usufruindo dos benefícios da automação industrial, por meio do apontamento automático de produção feito pela solução combo Visão (software e hardware). “Descobrimos que nosso tempo de máquina parada era bem maior do que pensávamos e hoje conhecemos o real desempenho de cada turno. Temos dados confiáveis sobre os principais motivos de parada”, revela Kilian Lehn, coordenador de Programação e Controle de Produção (PCP) da Giplás.

Kilian demonstra como registrar OP no coletor Comm5 integrado à máquina. De sua mesa, ele controla toda a produção com relatórios em tempo real.

Kilian demonstra como registrar OP no coletor Comm5 integrado à máquina. De sua mesa, ele controla toda a produção com relatórios em tempo real.

Segundo Kilian, depois de implementado o Visão, a Giplás obteve um ganho inicial de 10% em sua eficiência produtiva e passou a avaliar diariamente os relatórios para alcançar melhorias sempre. “Por enquanto, só estamos corrigindo um dos problemas: o tempo de parada de máquina”, conta o coordenador do PCP. “Hoje uma equipe fica preparada para fazer a manutenção preventiva de molde. Conseguimos reduzir em 50% o índice de refugos”, comemora ele.

E as melhorias continuam. É como explica Osmir Vieira, diretor da Comm5. “Atualmente a Giplás tem uma visão total do seu parque produtivo. São 15 injetoras com apontamento automático e relatórios em tempo real. Se algo tem que ser corrigido, eles já sabem onde e como”. Além disso, o Visão também está integrado ao ERP da empresa. O que facilita o fluxo de informações.

Kilian também fala da facilidade em usar o software e o coletor de dados. “Basta o líder do turno explicar uma vez como usar”. Os operadores registram a ordem de produção e apontam os motivos de parada de máquinas.

Imagem aérea das instalações da Giplás em Blumenau, que melhorou a performance sem ampliar a estrutura física e a mão de obra.

Imagem aérea das instalações da Giplás em Blumenau, que melhorou a performance sem ampliar a estrutura física e a mão de obra.

Apenas com a melhoria da performance e sem mudanças na planta da fábrica, a Giplás comemora um significativo aumento em sua capacidade produtiva. Concluindo, hoje a empresa consegue identificar e resolver seus problemas de injeção com muito mais agilidade.

Guilherme Giese, da Giplás, também fala da importância do atendimento personalizado da Comm5. “Tendo em vista que tratava-se de uma nova tecnologia, ambas organizações precisaram unir forças para superar os desafios e dificuldades emergentes do dia a dia. Ao longo do tempo esta parceria foi se tornando cada vez mais forte, e por esta razão, hoje nos sentimos seguros em poder contar com o suporte técnico da Comm5”. Além da aquisição do Visão, a Giplás também fechou contrato de manutenção, garantindo desta forma segurança e agilidade nos serviços de suporte.

Geromaq Sistemas, São Paulo/SP

Módulos de acionamento

Precisão. Esta é a palavra que resume a solução em automação industrial da Geromaq, que utiliza módulos de acionamento da Comm5 Tecnologia na integração entre hardware e software. Criada como sistema de pesagem e dosagem, a solução apresentada aqui foi instalada em uma indústria de borracha da Grande São Paulo.

“O processo de separação da matéria-prima foi dividido em duas etapas: pequenos volumes e grandes volumes”, explica Peter Klaus Gessert, diretor comercial da empresa Geromaq. “Na primeira etapa utilizamos balanças de alta precisão para a composição de um tipo específico de borracha. Na segunda, adicionamos o negro de fumo em grande quantidade. Nessas duas etapas usamos os módulos de acionamento da Comm5. A configuração deles é superfácil”, complementa Peter.

A indústria de borracha mencionada atende as principais montadoras automobilísticas no Brasil trabalhando ininterruptamente. “São cerca de 180 mil acionamentos por mês, dois mil por dia, em três turnos diários”, calcula Clayton Oliveira, diretor comercial da Comm5. “Os módulos da Comm5 trabalham sem parar enviando e recebendo dados. Isso demonstra a eficiência do produto”, orgulha-se Clayton.

Na solução da Geromaq, os módulos de acionamento da Comm5 operam no tráfego de protocolos TCP/IP e conectam-se aos conversores 2S-TCP, também da Comm5, que juntos integram software, balanças, leitoras de RFID, válvulas e displays em pesagens de alta precisão, ou seja, da ordem de 0,5 gramas. “É assim que conseguimos evitar o desperdício e dar garantias de que a fórmula de um determinado tipo de borracha que será produzido”, resume Peter. A implantação da solução também requer uma reconfiguração do chão de fábrica, como a instalação das baias (veja imagem abaixo).

 

Peter conta que optou pelos módulos de acionamento da Comm5 porque fornecem mais estabilidade ao programa (software) da Geromaq. “Antes eram usados CLP que, além de caros, não possibilitavam recursos necessários para um resultado estável”, analisa Clayton.

A Geromaq trabalhou por cerca de três anos no desenvolvimento de seu sistema de pesagem e dosagem e com equipe de quatro programadores de LabVIEW. Após anos de experiência com representação de maquinário industrial, Peter percebeu que as indústrias precisavam de uma solução automatizada para garantir a qualidade do material produzido. “Hoje em dia as montadoras precisam ter certeza de que receberão um produto com qualidade e resistência. Fazer recall dá prejuízo para todo mundo”, exemplifica Peter.

“Estamos sempre dispostos a contribuir no desenvolvimento de soluções como a da Geromaq que, além de usar tecnologia e conhecimento de brasileiros, ajudam as indústrias do país a serem mais produtivas e lucrativas”, declara Clayton.

Gestão Sistemas de Informação, Blumenau/SC

Visão – Apontamento Automático de Produção

"A parceria já está consolidada." - Gilton Paulo da Silva - Gestão Sistemas de InformaçãoNo alto do quinto andar de um prédio em Blumenau e com uma vista privilegiada para o vale do rio Itajaí-Açu, está a central de comando da Gestão Sistemas de Informação, que também conta com escritórios em Joinville e Taió. Todas essas cidades estão localizadas em Santa Catarina.

Criada em 1993, a Gestão tornou-se uma das mais destacadas empresas de consultoria em gestão e também uma exemplar revendedora de softwares, atendendo clientes dos mais variados setores da indústria e do comércio no Estado catarinense. O que lhe rendeu o status de “Revenda Diamante” dos produtos da Senior Sistemas.

Gilton e Jorge, da Gestão em Blumenau, acompanharam o trabalho da Comm5

Gilton e Jorge, da Gestão em Blumenau, acompanharam o trabalho da Comm5

Um desses clientes tinha uma necessidade bastante específica: gostaria de realizar apontamento de produção de forma automática, com o objetivo de fazer consultas rápidas e confiáveis sobre o chão de fábrica. “Tentamos criar uma solução, mas o foco de nossa empresa não é o desenvolvimento de software”, explica Gilton Paulo da Silva, fundador da Gestão. “Chegamos à conclusão de que a troca do hardware poderia ser necessária, já que a Comm5 tinha apresentado um equipamento com tecnologia superior”, relembra Gilton.

É neste exato momento em que as trajetórias das empresas se cruzam. “A gente precisava oferecer uma solução completa; a Comm5 ajudou o projeto evoluir”, conta Jorge Luiz Carlos Weiss, diretor de serviços da Gestão, que acompanhou o trabalho da equipe técnica da Comm5 desde o início da parceria em maio de 2010 e que levaria ao desenvolvimento do produto Visão – uma solução combo (hardware e software) para apontamento automático de produção.

Gilton calcula que o custo de implantação do Visão se paga rapidamente

Gilton calcula que o custo de implantação do Visão se paga rapidamente

“Além do coletor Comm5 ser mais barato e com tecnologia superior, o custo de implantação do Visão se paga muito rapidamente”, calcula Gilton. “Hoje os empresários precisam de informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisões. O Visão permite isso e em real time”, resume ele, que também destaca outras duas vantagens do Visão: a manutenção de um histórico de dados sobre a produção e a integração automática com o sistema Sapiens da Senior.

Jorge ressalta outro ponto importante que é a forma simples e fácil de apresentação de dados e relatórios pelo monitor. “Eu diria que é mais barato ter o Visão do que não tê-lo”, complementa o gerente que compartilhou sua satisfação em trabalhar com a equipe da Comm5, destacando a pontualidade e comprometimento. “Aqui, na região do Vale do Itajaí, é preciso ter uma postura profissional em tudo que se faz. Só assim se conquista parcerias como a da Gestão”, explica Fabiana Voltolini, gerente da Unidade Sul da Comm5.

“Esta parceria, posso dizer, já está consolidada. A Gestão e a Comm5 compartilham dos mesmos valores”, afirma Gilton que faz grandes apostas no sucesso do novo produto que é uma ferramenta única e eficiente para gestão de dados sobre a produção.

Fonte: Comm5 Tecnologia – Permitida reprodução total ou parcial desde que a fonte seja citada.